Sobre o Programa

Atualizado em 04/05/17 15:30.

O Programa de Monitoria dos Cursos de Graduação da Universidade Federal de Goiás destaca-se entre as políticas de atendimento aos discentes, pois busca estimular a permanência dos mesmos e contribuir para uma formação acadêmica qualificada contribuindo para a melhoria dos cursos de graduação. As atividades propostas priorizam o desenvolvimento de capacidades de análise e crítica, incentivando o estudante monitor a adquirir hábitos de estudo, interesse e habilidades para a docência. Para se candidatar à monitoria o estudante deverá estar devidamente vinculados aos cursos de graduação desta Universidade, e aprovados no(s) componente(s) curricular(es) pleiteado(s).

Para se candidatar à monitoria, o interessado deverá:

• ser aluno de graduação da UFG;
  • comprovar ter sido aprovado na disciplina da qual pretende ser monitor com bom grau de aproveitamento;
  • não ter sofrido sanção disciplinar;
  • não estar recebendo outro tipo de bolsa na UFG, exceção feita a Bolsa de Assistência Estudantil.

O Programa de Monitoria dos Cursos de Graduação da UFG tem por objetivos:

• ampliar a participação dos estudantes de graduação nas atividades de ensino e de aprendizagem na Universidade;
  • contribuir para a melhoria dos cursos de graduação;
  • desenvolver capacidades de análise e crítica, incentivando o estudante monitor a adquirir hábitos de estudo, interesse e habilidades para a docência;
  • aprofundar conhecimentos teóricos e práticos na disciplina que estiver atuando como monitor;
  • incentivar a cooperação do monitor com o corpo docente e discente nas atividades de ensino e aprendizagem;
  • contribuir para a permanência dos estudantes nos Cursos de Graduação.